Saturday 8 February 2020

O que é Ultrassonografia / Ecografia?

Como funciona a Ultrassonografia / Ecografia?

Na ultrassonografia, ocorrem os seguintes eventos:

  1. A máquina de ultrassom / Ecografia transmite pulsos de som de alta para o seu corpo usando uma sonda.
  2. As ondas sonoras viajam para o seu corpo e atingem um limite entre os tecidos (por exemplo, entre fluidos e tecidos moles, tecidos moles e ossos).
  3. Algumas das ondas sonoras são refletidas de volta para a sonda, enquanto outras viajam mais até chegarem a outro limite e serem refletidas
  4. As ondas refletidas são captadas pela sonda e retransmitidas para a máquina.
  5. A máquina calcula a distância da sonda ao tecido ou órgão (limites) usando a velocidade do som no tecido (5.005 pés / s ou 1.540 m / s) e o tempo do retorno de cada eco (geralmente na ordem de milionésimos) de um segundo).
  6. A máquina exibe as distâncias e intensidades dos ecos na tela, formando uma imagem bidimensional como a mostrada abaixo.

Em um exame de Ultrassonografia / Ecografia típico, milhões de pulsos e ecos são enviados e recebidos a cada segundo. A sonda pode ser movida ao longo da superfície do corpo e inclinada para obter várias vistas.

O que é Ultrassonografia?

Uma ultrassonografia / ecografia é um exame médico que utiliza ondas sonoras de alta frequência para capturar imagens ao vivo de dentro do seu corpo. Também é conhecido como sonografia.

A tecnologia é semelhante à usada pelo sonar e radar, que ajuda os militares a detectar aviões e navios. Um ultrassom permite que seu médico veja problemas com órgãos, vasos e tecidos sem precisar fazer uma incisão.

Ao contrário de outras técnicas de imagem, o ultrassonografia / ecografia não usa radiação. Por esse motivo, é o método preferido para visualizar um feto em desenvolvimento durante a gravidez.

ultrassonografia

Motivos para fazer uma Ultrassonografia?

A maioria das pessoas associa exames de ultrassonografia / ecografia à gravidez. Essas digitalizações podem fornecer à mãe expectante a primeira visão de seu filho ainda não nascido. No entanto, o teste tem muitos outros usos.

O seu médico pode solicitar um ultrassom se você estiver com dor, inchaço ou outros sintomas que exijam uma visão interna de seus órgãos. Uma ultrassonografia pode fornecer uma visão do:

  • Bexiga;
  • cérebro (em bebês);
  • olhos;
  • vesícula biliar;
  • rins;
  • fígado;
  • ovários;
  • pâncreas;
  • baço;
  • tiroide;
  • testículos;
  • útero;
  • veias de sangue.

Um ultrassom também é uma maneira útil de orientar os movimentos dos cirurgiões durante certos procedimentos médicos, como biópsias.

Ads Ecografia Ceilândia

Qual é o preparo para Ultrassonografia?

Os passos que você tomará para se preparar para um ultrassom dependerão da área ou órgão que está sendo examinado.

O seu médico pode pedir que você jejue de oito a 12 horas antes da ecografia, principalmente se seu abdômen estiver sendo examinado. Alimentos não digeridos podem bloquear as ondas sonoras, dificultando ao técnico obter uma imagem clara.

Para um exame da vesícula biliar, fígado, pâncreas ou baço, pode ser solicitado que você faça uma refeição sem gordura na noite anterior ao teste e depois jejue até o procedimento. No entanto, você pode continuar bebendo água e tomando qualquer medicamento conforme as instruções. Para outros exames, pode ser solicitado que você beba muita água e mantenha a urina para que a bexiga fique cheia e melhor visualizada.

Não deixe de informar o seu médico sobre quaisquer medicamentos prescritos, medicamentos vendidos sem receita ou suplementos de ervas que você toma antes do exame.

É importante seguir as instruções do seu médico e fazer qualquer pergunta que possa ter antes do procedimento.

Um ultrassom acarreta riscos mínimos. Diferentemente dos raios X ou tomografia computadorizada, os ultrassons não usam radiação. Por esse motivo, eles são o método preferido para examinar um feto em desenvolvimento durante a gravidez.

Como é realizado uma Ultrassonografia / Ecografia?

Antes do exame, você mudará para uma bata de hospital. Você provavelmente estará deitado em uma mesa com uma seção do seu corpo exposta para o teste.

Um técnico de ultrassonografia, chamado sonógrafo, aplicará uma geleia lubrificante especial na pele. Isso evita o atrito para que eles possam esfregar o transdutor de ultrassom na pele. O transdutor tem uma aparência semelhante a um microfone. A geleia também ajuda a transmitir as ondas sonoras.

O transdutor envia ondas sonoras de alta frequência através do seu corpo. As ondas ecoam quando atingem um objeto denso, como um órgão ou osso. Esses ecos são refletidos novamente em um computador. As ondas sonoras estão em um tom muito alto para o ouvido humano ouvir. Eles formam uma imagem que pode ser interpretada pelo médico.

Dependendo da área que está sendo examinada, pode ser necessário alterar as posições para que o técnico possa ter melhor acesso.

Após o procedimento, o gel será limpo da sua pele. Todo o procedimento geralmente duro menos de 30 minutos, dependendo da área que está sendo examinada. Você estará livre para realizar suas atividades normais após o término do procedimento.

MAPA 1

MAPA 2

O post O que é Ultrassonografia / Ecografia? apareceu primeiro em MED-BR - Marketing par Clínicas e Médicos.



from MED-BR – Marketing par Clínicas e Médicos https://med-br.com/o-que-e-ultrassonografia-ecografia/
via IFTTT

No comments:

Post a Comment

Embeds Google Maps - Localização e Contato

1 - BUsiness Name: Cirurgiã Vascular e Angiologista em Brasília - Dra. Vanessa Solé Ferreira Magalhães Full Address: SGAS 610 lote F Bloco ...