Monday 27 January 2020

Coronavírus: o que é, quais os sintomas e como se proteger

Como o vírus – uma classe de Coronavírus provisoriamente chamada 2019-nCoV – é novo na clínica médica, ninguém sabe com que facilidade ou rapidez é transmitido. E não há vacina.

Embora misterioso, até agora seu impacto empalidece em comparação com o vírus da gripe comum, que já matou entre 8.200 e 20.000 americanos neste inverno, de acordo com os Centros de Controle de Doenças dos EUA.

Mas a rápida disseminação da doença semelhante à pneumonia, detectada pela primeira vez em dezembro, está causando alarme. Existem mais de 830 casos confirmados de infecção em um número crescente de nações, incluindo Japão, Vietnã, Tailândia, Cingapura, Coréia do Sul, Taiwan e nos territórios chineses de Hong Kong e Macau. Um total de 8.420 pessoas estão sob observação. Pelo menos 26 pessoas morreram.

Na sexta-feira, a França confirmou dois casos, marcando o primeiro diagnóstico confirmado na Europa.

Houve dois casos de infecção pelo novo vírus nos EUA – em Seattle e Chicago – entre pessoas que retornaram em voos da área chinesa de Wuhan, o centro do surto. As viagens aéreas dessa região foram suspensas. Mas as autoridades americanas continuam a rastrear passageiros no Aeroporto Internacional de São Francisco, bem como nos aeroportos de Los Angeles, Chicago, Atlanta e Nova York.

Na área da baía de São Francisco, com fortes ligações à Ásia, as autoridades de saúde estão testando viajantes com febre alta, tosse e outros sintomas.

Coronavírus: É tarde demais para pará-lo?

Com as viagens globais, o mundo se tornou muito mais vulnerável à propagação de novas doenças infecciosas como esta. Uma pessoa que abriga um micróbio com risco de vida pode facilmente embarcar em um jato e estar em outro continente quando os sintomas ocorrerem. Poucos lugares permanecem verdadeiramente isolados ou intocados.

Embora as viagens tenham sido bloqueadas no centro da China, o vírus já se espalhou para oito países: Nepal, Vietnã, Cingapura, Japão, Coréia do Sul, Taiwan, Tailândia e Estados Unidos.

Na China, duas mortes foram confirmadas fora do centro do surto. E se ele se estabelecer em grandes cidades internacionais como Xangai, Pequim ou Hong Kong, será quase impossível contê-lo.

O Aeroporto Internacional de São Francisco, que se apresenta como o “portal para a orla do Pacífico” do país, recebe mais vôos diários e sem escalas de Hong Kong do que qualquer outro aeroporto dos EUA.

Coronavírus: O que é o vírus de fato?

O coronavírus, uma das cinco famílias de vírus que causam doenças respiratórias, incluindo os coronavírus, os parainfluenza e os adenovírus.

É composto principalmente de RNA, e não de DNA. Ele recebe esse nome pelo fato de parecer ter uma coroa que circunda a partícula viral.

Embora a família dos coronavírus seja grande e bem conhecida, esse vírus em particular nunca foi visto antes.

Coronavírus: Como começou?

É a mais recente de uma lista crescente de doenças emergentes, assim chamadas porque parecem surgir do nada. Algum tipo de jogo selvagem é a fonte mais provável. Autoridades sanitárias da China dizem que se originou em um grande mercado de frutos do mar em Wuhan, uma cidade no centro da China, que também vende animais selvagens como carne.

Esses chamados vírus zoonóticos – que não respeitam os limites das espécies – são uma preocupação constante dos investigadores de doenças do país.

Eles começam quando um vírus animal sofre mutação de uma maneira que permite infectar humanos ou com um vírus que as pessoas encontram pela primeira vez quando se mudam para um novo ambiente.

O coronavírus que causou o surto mortal de SARS em 2003, ou síndrome respiratória aguda grave, está intimamente relacionado aos encontrados em morcegos. O mesmo se aplica ao vírus por trás do surto de síndrome da diarréia aguda suína em 2018, ou SADS. Os morcegos também são reservatórios conhecidos do vírus Ebola, Marburg, Nipah e Hendra, embora geralmente não apresentem sintomas.

Coronavírus: Quais são os sintomas?

Foi detectado devido a um aumento incomum nos casos de pneumonia – inflamação pulmonar, acompanhada de tosse e fleuma.

Desde então, os médicos têm visto um conjunto mais amplo de sintomas, incluindo febre, tosse e falta de ar.

Pessoas com sintomas leves podem não estar buscando atendimento médico e se recuperarem sem incidentes. Isso dificulta saber o quão perigoso ou generalizado é.

Coronavírus: Como se espalha?

Como o resfriado e a gripe, ele se espalha através da tosse, espirros ou deixando germes em uma superfície tocada por pessoas não infectadas que tocam o rosto.

Até agora, as evidências sugerem um período de incubação em torno de duas semanas, disse Messonnier, do CDC. Esse é o tempo entre a exposição ao vírus e o desenvolvimento dos sintomas. Muitas vezes, pode haver um período de doença leve antes que ocorram doenças mais graves, disse ela.

Coronavírus é facilmente transmitido?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a estimativa atual da taxa reprodutiva do vírus – o número de pessoas, em média, que cada pessoa infectada infecta – está entre 1,4 e 2,5.

É semelhante ao resfriado e gripe, mas não tão infeccioso quanto o vírus do sarampo, que pode viver até duas horas no ar depois que uma pessoa infectada tosse ou espirra.

Inicialmente, os especialistas esperavam que isso fosse transmitido apenas por animais ligados diretamente ao mercado chinês.

Mas agora existem exemplos claros de propagação de pessoa para pessoa. Na quinta-feira, a OMS relatou um caso de quatro “gerações” de propagação: um animal infectou uma pessoa, que infectou outra pessoa e depois infectou outra pessoa.

Coronavírus: Como posso me manter saudável se estiver viajando?

O CDC recomenda evitar viagens não essenciais a Wuhan, China. Se viajar para outras partes da China, tome estas precauções: Evite o contato com pessoas doentes. Evite animais, vivos ou mortos; mercados de animais e produtos provenientes de animais, como carne não cozida. Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Use um desinfetante para as mãos à base de álcool, se não houver água e sabão.

Se você viajou para a China nos últimos 14 dias e ficou doente com febre, tosse ou dificuldade em respirar, procure atendimento médico imediatamente. Antes de ir ao consultório médico ou à sala de emergência, ligue com antecedência e informe-os sobre sua viagem recente e seus sintomas. Evite o contato com outras pessoas.

rinoplastia brasilia df

Coronavírus: Onde está a vacina?

  1. Os Institutos Nacionais de Medicina e várias empresas privadas estão desenvolvendo uma vacina, de acordo com o Dr. Anthony Fauci, diretor dos Institutos Nacionais de Alergia e Doenças Infecciosas.
  2. O esforço foi acelerado por pesquisadores chineses, que rapidamente sequenciaram e publicaram o genoma do vírus.
  3. Mas serão necessários vários meses antes da conclusão dos testes em animais para provar a segurança, para que a primeira fase dos ensaios clínicos em humanos possa começar. Pode levar mais de um ano até que uma vacina esteja disponível, de acordo com Fauci. Os profissionais de saúde seriam os primeiros beneficiários, disse ele.
  4. É importante ter um plano de saúde para prevenir gastos e se consultar periodicamente.

Coronavírus: qual é o próximo passo?

Além de criar uma vacina, os especialistas procurarão entender melhor o vírus e suas doenças e estudar amostras de pacientes em diferentes estágios da doença. Isso ajudará a melhorar o diagnóstico e o tratamento. E isso pode tranquilizar as legiões de “bem preocupados” que estão correndo para os consultórios médicos, reduzindo assim o número de alarmes falsos. Não viajar enquanto estiver doente.

Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou a manga (e não as mãos) ao tossir ou espirrar. Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Use um desinfetante para as mãos à base de álcool, se não houver água e sabão.

O post Coronavírus: o que é, quais os sintomas e como se proteger apareceu primeiro em MED-BR - Marketing par Clínicas e Médicos.



from MED-BR – Marketing par Clínicas e Médicos https://med-br.com/coronavirus-o-que-e-quais-os-sintomas-e-como-se-proteger/
via IFTTT

No comments:

Post a Comment

Embeds Google Maps - Localização e Contato

1 - BUsiness Name: Cirurgiã Vascular e Angiologista em Brasília - Dra. Vanessa Solé Ferreira Magalhães Full Address: SGAS 610 lote F Bloco ...